quinta-feira, 27 de maio de 2010

A História da Ortodontia...



Engana-se quem diz que a Ortodontia faz parte do mundo novo, isso porque aparelhos ortodônticos primitivos foram encontrados em escavações gregas e etruscas, além disso, relatos romanos datados de 25 a.C.diziam que os dentes podiam ser movimentados pela pressão digital: “Caso um segundo dente esteja irrompendo numa criança antes que o primeiro tenha esfoliado, o que deve ser feito é extrair e empurrar diariamente o novo dente com o dedo até que ele alcance sua posição correta”. Cocluimos que tentativas para corrigir irregularidades dentárias remontam de épocas de 1.000 anos a.C.
Na França em 1728 surge o "pai da Odontologia" Pierre Fauchard que desenvolveu um aparelho denominado bandeau, um precursor dos aparelhos modernos que consistia de uma tira de metal flexionada em forma de arco e perfurada em locais adequados. Os dentes mal posicionados eram movimentados através da ação de fios de fibra, que passavam ao redor de suas coroas e através das perfurações.
Em 1841, o vocábulo orthodontosie havia sido cunhado pelo francês Joachim Lefoulon para designar o tratamento das deformidades congênitas e acidentais da boca. Em 1849, o termo foi modificado para orthodontia (do Grego: orto = reto; e dons = dente), por Chapin Harris.
Muito tempo se passou e nos EUA surgiu um nome que mudaria revolucionaria profundamente a Ortodontia no mundo. Edward Hartley Angle (1855-1930) nasceu na cidade de Herrick, no estado da Pennsylvania. Pouco antes de graduar-se em Odontologia, no final de 1878, ele começou a se interessar em regularizar a posição dos dentes.Assim, em 1900 ele iniciou sua própria escola de Ortodontia e deu origem a nova era da Ortodontia Moderna...

Um comentário: